2º PARTE MINI TUTORIAL - COMO RETIRAR A TRAVA DO LIMPADOR SEM RETIRAR O VOLANTE
MATERIAL NECESSÁRIO:
- 1 chave de fenda philips
- 1 chave de fenda comum
- Paciencia haha
__________________________________________
Bem, para quem não sabe desmontar a parte do painel, vou começar com uma pequena introdução porque o meu ja tava desmontado e não deu para tirar fotos.
A peça que vamos desmontar primeiro é essa, a moldura do tambor da chave (aonde ligamos o carro) e da barra de direção, ela é exatamente dividida ao meio, e vamos desmontar primeiro
a parte de baixo:
Para desmontar a parte de baixo basta com uma chave de fenda philips de tamanho normal (as pequenas não alcançam os parafusos) desparafusar os 3 parafusos encontrados na parte de baixo (é meio chato porque o buraco é grande e o parafuso pequeno, ae você tem que ficar caçando o parafuso
) ta ai uma localização dos parafusos +- :
Depois disso temos que retirar a moldura de cima do painel, ela é fixada por 2 parafusos, vamos precisar da chave philips denovo, la vai uma foto dele e as indicações dos parafusos:(agora ja é a foto do meu bixinho rsrs)
Depois de desparafusar, basta tomba-la para a sua direção e dar uma puxada pra tirar as duas travas que tem embaixo dela (para facilitar você vai ter que desencaixar a moldura superior da barra de direção, encima do pisca alerta, pois ela tem uma parte que fica encima da moldura do painel que estamos retirando, mas não tire a moldura da direção toda, pois ela tem outra parte embaixo da moldura do painel) feito isso, deixe o volante como na foto, a parte maior para cima, e puxe a alavanca da seta para baixo, pra facilitar a saida da moldura do painel, ela deve sair assim:
Beleza, ai sim podemos tirar a moldura superior da direção, ela se não me engano é presa na alavanca do limpador, só dar uma puxada lá, e com poucos encaixes só puxar e ela sai, abaixo uma foto dela circulada em vermelho, e a parte aonde fica encaixada (travada) na alavanca do limpador circulada de laranja:
Beleza, agora você tem um painel exatamente assim na sua frente, e o lugar aonde a trava fica é a esquerda do pisca alerta, esta indicado com uma seta vermelha na foto:
AHA! olha ai a benditinha escondida!
Agora basta pegar uma chave de fenda e empurrar ela na sua direção (ou na direção da seta) que ela logo começa a sair! (pode empurra sem dó se for o caso!)
Outra foto agora dela ja meio desencaixada
Uma foto para vocês se situarem aonde ela se encontra, e quando tiver igual na foto abaixo já pode puxar com a mão mesmo que ela sai!
Bem é isso, agora pra remontar eu aconselho vocês a fazerem o seguinte:
1. Colocar na posição a parte superior da moldura da barra de direção (só colocar na posição não encaixar ainda!!)
2. Colocar aquela moldura envolta do painel (essa parte é chata, porque uma parte da moldura da coluna de direção fica embaixo dessa moldura do painel, e outra parte encima)
3. Ajeitar a moldura do painel e a moldura superior da barra de direção
4. Parafusar os 2 parafusos da moldura do painel
5. Encaixar e parafusar a parte inferior da barra de direção
Bem é isso!
Espero ter ajudado ai galera.
Abraços.
Créditos: Alemão 16v